Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)/
Cerca de 100 visitantes participaram das atividades da iniciativa nacional "Um Dia no Parque", no Parque Natural Municipal dos Morros, no Bairro Campestre do Menino Deus, na tarde de ontem. O evento foi organizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, e foi a primeira vez que Santa Maria realizou ações da iniciativa, que tem como objetivo incentivar a população a frequentar os parques nacionais e as áreas de conservação em busca de mais qualidade de vida.
VÍDEO+FOTOS: 'Peitaço' reúne artistas para compor e debater sobre mulheres na música regional
O Grupo Bandeirantes da Serra orientou os visitantes em uma caminhada ao longo do topo do Parque. Além disso, a Ciclomar Bike Shop conduziu um passeio de bicicleta, e o grupo Quanto Pior Melhor acompanhou outro grupo de ciclistas em uma trilha, com descidas acentuadas e estreitas. A Associação Santamariense de Escalada orientou os participantes em uma escalada em rocha. Quem visitou o Parque, que conta com mais de 150 hectares, também pôde garantir boas fotos e desfrutar dos mirantes, com a garantia de uma bela vista de Santa Maria.
3ª Meia Maratona de Santa Maria teve quebra de recordes neste domingo
- Queremos mostrar que nosso município tem essa possibilidade de realizar esse tipo de atividade e que, através do Parque, a gente tem essa infraestrutura pronta, é só a gente cuidar e trazer mais participantes - destacou Ismael Beust, 18 anos, ciclista e integrante do grupo Quanto Pior Melhor.
Por volta das 16h, os visitantes se reuniram próximo ao Mirante da Fêmea, na Zona de Uso Intensivo, para uma mateada. Todas as atividades foram gratuitas.
- Embora a iniciativa seja de visitação a unidades de conservação para lazer e conscientização ambiental, estamos mostrando que os parques também fazem essa tarefa. Santa Maria se coloca nesse patamar com o Parque dos Morros, dando esta oportunidade para as pessoas conhecerem esse espaço, porque ainda é um local fechado e restrito, que requer responsabilidade e segurança por parte de quem frequenta - explica o secretário adjunto de Meio Ambiente e gestor do Parque, Guilherme Rocha.
O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sérgio Cechin acompanharam as ações. Agentes da Guarda Municipal e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar deram apoio às ações. (Com informações da prefeitura)